Estranho jeito de dizer: "Eu te amo"
(Dayvson Santos - O Davy Kemp)
Existem pessoas que dizem tão rápido "eu te amo" que chega a banalisar a palavra AMOR, certa vez minha grande amiga Renata disse que preferia a palavra AFETO a AMOR, devido a intensidade e valor que a primeira exercia em relação a segunda. De fato, é fácil alguém conquistar o afeto de outra pessoa sem necessáriamente estar amando-a.
Em grego existem de 4 palavras diferentes para expressar o amor: Eros, Ágape, Storge e Philos; Sendo o primeiro referente ao amor carnal, na verdade, não sei claramente se Eros é uma forma de amor, uma vez que o amor carnal é um amor passageiro, deduso que se trata na verdade de um desejo, que ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada a ver com amor. Muita gente se confunde e acha que desejar alguém, desejar estar ou ter alguém consigo é amor.
Ágape é um sentimento mais justo e que pode sim ser chamado de amor, ágape pode ser traduzido como amor incondicional, aquele amor que sobrepõe qualquer erro, qualquer diferença, um amor que se entrega sem pedir nada em troca, é um amor que não vem do homem, é algo que vem de Deus, é uma dadiva, esse supera qualquer forma de sentimento. Creio que esse tipo de amor, pode ser descrito como o amor de Deus para seus filhos, um tipo de amor que o ser humano não é capaz de sentir, até mesmo as mães não possuem esse dom.
Storge, amor famíliar, é o sentimento que nasce conosco ou que surge por um laço de sangue; o simples fato de alguém ter uma parte de nós nos faz amá-lo. Esse sim eu acredito, é aquele que une familiares, é aquele que levamos no nosso dia a dia, é aquele que temos certeza que não é finito.
Philos, amor de amigo, surge repentinamente, marca, dura, machuca, alegra. O philos é o amor mais bonito, pois vem de amar alguém que não tem vinculo, é o amor que surge do nada, ou talvez de pequenos atos. Esse amor podemos ter por nosso familiares também, eu creio que amo alguns familiares de uma forma storge e philos ao mesmo tempo.
Mas e aquele amor que surge entre um HOMEM e uma MULHER, e tantas outras vezes entre DOIS HOMENS ou DUAS MULHERES, aquilo que se chama PAIXÃO, que vai além desse, esse sentimento existe? Quantas vezes não caimos diante da realidade de dizer "EU TE AMO", ao custo de tornar essa uma palavra vã?
Se todas as formas de amor são sentimentos infindáveis, porque duas pessoas que se tornam íntimas ao extremo, que muitas vezes se tornam uma só, oscilam tanto? Pode uma pessoa amar mais de uma vez uma outra pessoa? E aquela história de que só se ama uma vez?
Quando você disse: "Eu te amo" a última vez, você: 1 - Mentiu; 2 - Se enganou ou 3 - Falou a verdade ( e nesse caso corre o risco de enganar pela vida enteira a próxima pessoa que venha a "amar'?).
O amor Eros existe?
Nenhum comentário:
Postar um comentário